sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Expectativa de vida aumentou quase 4 meses

Segundo o IBGE, o brasileiro que nasceu em 2010 deve chegar a idade de 73 anos, 5 meses e 24 dias Redação
A expectativa de vida no país aumentou três meses e 22 dias em relação ao levantamento anterior. Segundo o IBGE, o brasileiro que nasceu em 2010 deve chegar a idade de 73 anos, 5 meses e 24 dias. “Os avanços na área de tecnologia e saúde, além da mudança de hábitos, fazem com que o brasileiro viva mais. Enquanto os EUA levam dez ou quinze anos para elevar a expectativa de vida em um ano, o Brasil consegue em cinco anos”, disse  o professor Newton Conde.
O médico e diretor nacional do departamento de saúde do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, Luiz Alberto Catanose, acredita que a longevidade se deve a junção de alguns fatores.
“O fundamental é a medicina preventiva, depois vem a alimentação saudável e a prática de esportes. Também é importante uma boa atividade social”, disse.
O produtor, cinegrafista e músico Toni Nogueira tem 65 anos e mantém uma vida saudável ideal.  Alimentação natural, caminhadas, escaladas e muita bicicleta. “Eu me sinto como se tivesse 20 anos a menos. Naquelas placas de filas para idosos sempre têm um boneco com uma bengala. Essa imagem é ultrapassada. Eu não me vejo usando uma bengala”, disse.
Fonte: http://www.diariosp.com.br (02/12/2011)